Lomografia

Lomografia é um tipo de fotografia que tem como característica as formas antigas de fotografar. Não há necessidade do flash, as câmeras são analógicas, a luz é recebida automaticamente de maneira contínua podendo durar até 30 segundos. Pode haver moldura nas fotos, efeito conhecido como “olho de peixe”. A denominação Lomo é baseada da máquina Cosina CX-1 de 1980, modelo Lomo. É uma câmera compacta com lentes de plástico que produzem efeitos bem diferentes, artísticos.

A Lomografia começou com dois estudantes austríacos na cidade de Viena. Ao usarem a pequena câmera russa Lomo Kompakt Automat verificaram que as fotos ficaram com cores vivas com uma saturação, que criava efeitos interessantes, e cantos escuros nas fotos. Eles nunca tinham se deparados com estes efeitos nas fotos. Obviamente que os amigos ficaram encantados com estas fotografias e começaram a usar suas próprias máquinas Lomo LC-A. Assim nasceu um novo estilo experimental artístico fotográfico.

Os rapazes foram até a cidade de St Petersburg, na Rússia, para trabalharem em contato direto com a distribuição da fantástica e mágica máquina. Assim, nasceram as dez regras de ouro deste movimento de fotografia analógica. As regras foram divulgadas e aplicadas em exibições, congressos mundiais, festas e eventos sobre fotografia. A partir daí novos produtos, filmes e acessórios foram desenvolvidos para a Lomografia. Lomógrafos do mundo inteiro começaram a apresentar seus trabalhos em vernissage de galerias especificas.

As dez regras são:

1- Leva a tua Lomo onde você for.
2- Fotografe a qualquer hora do dia ou da noite.
3- A Lomografia não interfere na sua vida, ela é parte dela.
4- Aproxima-te o mais possível do objeto a ser fotografado.
5- Não pense.
6- Seja rápido.
7- Você não precisa saber antes o que fotografou.
8- Nem depois.
9- Não fotografe com os olhos.
10- Não se preocupe com as regras.

A lomografia possui efeitos nostálgicos. São fotos que parecem sonhos. Objetos simples ficam encantadores com detalhes que ficariam desapercebidos em outros tipos de fotos. Possui características mágicas, misteriosas, sobreposições, vazamentos, borrões, tudo de forma equilibrada entre a saturação e contraste. É uma fotografia artística pós-moderna com realismo fantástico.

 

Clique aqui para voltar para a página inicial.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s